O Papa Francisco enviou uma carta ao Cardeal Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago e Presidente da Conferência Episcopal Chilena, depois do terremoto de 8.2 graus Richter e alerta de tsunami que afetou ontem à noite a zona norte do país, e que até o momento deixou seis mortos e danos estruturais.

“Desejo fazer chegar a todos os chilenos minha proximidade e sentido afeto", manifestou o Papa na carta.

O Papa expressou que se sente "profundamente triste pela notícia do sismo que ocasionou vítimas e feridos, assim como danos materiais e muitos desabrigados nesse amado país”.

"Peço a Deus que outorgue o eterno descanso aos falecidos, console os afetados por tão lamentável desgraça e inspire em todos sentimentos de esperança para enfrentar esta adversidade”, acrescentou.

O Papa Francisco também pediu a cooperação de todos neste momento de dificuldade. "Do mesmo modo, rogo encarecidamente às comunidades cristãs, instituições civis e pessoas de boa vontade, que, nestes tristes momentos, prestem uma ajuda eficaz aos afetados, com espírito generoso e fraterna caridade".

Finalmente, encomendou o país à Virgem do Carmo, padroeira do Chile e concedeu sua bênção. "Enquanto invoco a amorosa proteção de Nossa Senhora do Carmo, concedo a minha bênção como sinal de cordial apreço ao nobre povo chileno, tão presente em meu coração".