O Arcebispo de Toledo, Dom Antonio Cañizares, destacou o sentimento mundial que surge em torno da figura do Papa João Paulo II e assinalou que o Pontífice teve "uma vida em Cristo, como corresponde a todo fiel cristão".

"Cristo foi sua grande paixão, seu grande amor, tudo na sua vida, por isso lhe encomendou apascentar a seu rebanho, às ovelhas d'Ele, às que estão e ainda não estão em seu rebanho", afirmou.

Durante uma Missa celebrada na Catedral, o Prelado assinalou que João Paulo II foi o "Papa dos direitos do homem", construtor da paz, "defensor como ninguém da dignidade da pessoa humana" e da vida, assim como promotor "de uma nova cultura da solidariedade".

Dom. Cañizares recordou as visitas que o Pontífice realizou a Toledo e ao monastério do Guadalupe, "lugares emblemáticos para as raízes cristãs, a unidade da Espanha e sua obra evangelizadora".

"Esta Igreja agradecida, hoje sente a necessidade de unir sua voz ao coro ecumênico e universal que durante estes dias eleva suas preces ao Senhor", assinalou. Afirmou que o povo de Toledo ora para que os trabalhos, insônias, fidelidade e entregas sem reservas do Papa, sejam premiados pelo Pai.

João Paulo II "nos mostrou um testemunho vivo do que Deus quer do homem e para os homens", destacou o Prelado.