Paris, 21 Mar. 14 / 09:19 am (ACI/EWTN Notícias).- A Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, um dos templos católicos mais visitados em Paris (França), foi profanada na manhã de 19 de março, dia do aniversário do bairro onde se localiza, onde vândalos picharam frases de ódio à fé e à Igreja.

Os muros da fachada da igreja, sua porta e o interior da basílica, construída em 1873, ficaram repletos de frases como “nem Deus nem Estado”, “fogo às capelas”, “abaixo Deus” e “queimem-me”. Nenhum grupo assumiu autoria da profanação.

Este templo é um dos principais da cidade, onde Jesus Sacramentado recebe adoração dia e noite.

Julie Graziani, porta-voz da associação de leigos católicos “Juntos pelo Bem Comum”, denunciou em uma coluna no jornal Figaro que esta profanação “é altamente simbólica e recorda com tristeza que a política da indiferença ou de ‘dois pesos, duas medidas’ segue aplicando-se” na França.

“Os autores (...) são provavelmente destes pequenos grupos de extrema esquerda, que prosperam em um ano com a aprovação das autoridades políticas, e se sentem animados à expressão de catolicofobia desinhibida”.

Graziani sublinhou que “a liberdade de expressão é um direito precioso. É precisamente por esta razão que devemos defendê-la contra os que querem degenerar este direito com abusos, e criar um instrumento de ódio religioso ou racial”.

O prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, condenou as “degradações inaceitáveis” cometidas na Basílica do Sagrado Coração, e expressou seu apoio "ao conjunto dos católicos parisinos”.

"Espero que seus autores sejam identificados e detidos rapidamente”, expressou.