A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), dirigida pelo Cardeal canadense Marc Ouellet, celebrou um encontro no dia 18 de março aberto a toda a comunidade latino-americana em Roma denominada “Comemoração e Compromisso” para celebrar o primeiro aniversário do pontificado do Papa Francisco.

O Cardeal Ouellet abriu o encontro celebrado na Sala Pio X do Vaticano com um diálogo sobre “O testemunho e o magistério do Papa Francisco, com especial referência à Exortação Apostólica Evangelii Gaudium”.

O Cardeal Ouellet explicou que o Pontífice argentino “não tem uma estratégia de comunicação concreta, mas que ele mesmo é uma estratégia em si”.

O Cardeal, Prefeito da Congregação para os Bispos, ressaltou que o Papa não toma decisões precipitadas, mas as medita, ora e depois decide.

Além disso, indicou que a reforma que o Papa Francisco iniciou na Igreja é empreendida “com sua pessoa viva”, e explicou que as três principais prioridades do seu pontificado são: os pobres, a família e os jovens.

O Cardeal Ouellet descreveu o Papa como um homem original, de palavras fortes “muito propícias para tweets” e de fato espalhadas na rede social Twitter, onde milhões de pessoas seguem em seu perfil @Pontifex.

Por outro lado, o Cardeal Ouellet fez insistência especial na “magnifica” Exortação Apostólica Evangelii Guadium, ressaltando alguns pontos desta que o descrevem em seu enérgico trabalho como sucessor de Pedro: “Deus nos livre de uma Igreja mundana sob disfarces espirituais ou pastorais!”, exclamou lendo uma das frases que compõem o texto.

Durante o encontro, projetou-se um vídeo com extratos de vários discursos breves e mensagens do Papa Francisco à Igreja na América Latina, e o Secretário da Comissão Pontifícia, Guzmán Carriquiry, falou sobre as “Novas exigências e responsabilidades para a missão da Igreja na América Latina, em tempos do pontificado do Papa Francisco”.

No encontro participaram centenas de leigos latinos, assim como prelados e oficiais latino-americanos que trabalham nos diversos dicasterios da Santa Sé, o Corpo Diplomático dos países da América Latina acreditado à Santa Sé, os sacerdotes latino-americanos que estudam em Roma e os religiosos e religiosas de origem latino-americana que residem na cidade.