O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Horacio Gómez, abençoou uma delegação de ativistas em defesa do imigrante que viajará a Roma (Itália), para pedir ao Papa Francisco que em seu próximo encontro com o Presidente americano, Barack Obama, interceda pelas famílias de pais indocumentados com filhos nascidos nos EUA e que vivem a angústia e o medo de serem separados pela deportação.

No encerramento do Congresso de Educação Religiosa da Arquidiocese de Los Angeles, Califórnia (Estados Unidos), o Prelado pediu a Deus que “que lhes dê coragem (...) a exemplo da luta dos pobres pela dignidade e a justiça... E nos guie para reformar nossas políticas de imigração, para que nosso país possa cumprir com suas promessas espirituais de liberdade e justiça para todos".

A delegação terá como porta-voz Jersey Vargas, uma menina de 10 anos cujo pai indocumentado está preso e corre o risco de ser deportado. A pequena entregará ao Santo Padre mais de mil cartas de crianças que, assim como ela, convivem com a tristeza de poder ser separados de seus pais pelas autoridades migratórias do país.

Para a menina “o Papa é a pessoa mais próxima a Deus que existe”, portanto “quero que ele ouça minha situação" assinalando que "nós (imigrantes) não somos criminosos. Meus pais vieram a este país por uma vida melhor, mas meu pai foi detido pelo departamento de migrações e temo que será deportado. Vou dizer ao Papa que me sinto muito triste".

O grupo conformado por 19 pessoas incluindo outros dois filhos de pais indocumentados, viajará nesta sexta-feira para participar da Audiência Geral da quarta-feira 26 de março na Praça de São Pedro, um dia antes do encontro do Papa com o Presidente Obama.

Além disso, a delegação tem a esperança de poder ter uma audiência privada com o Santo Padre e pedir sua bênção "para que possamos continuar com esta batalha épica", assinalou Gutiérrez.

O coordenador do grupo The Full Rights for Immigrants Coalition (Coalizão pelos Plenos Direitos para os Imigrantes), Juan José Gutiérrez, assinalou que "é muito agradável para o presidente Barack Obama dizer-nos frequentemente que ele apoia uma reforma migratória. Mas acreditamos que se chegou ao ponto em que necessitamos mais que um apoio moral".

O porta-voz do Conselho de Federações Mexicanas na América do Norte, cujo fim é promover o avanço da comunidade latina nos Estados Unidos, Francisco Moreno, explicou que viajar a Roma para solicitar a ajuda do Pontífice, é uma maneira inovadora de chamar a atenção e pressionar o Presidente Obama a dar fim às deportações, recordando que "o Papa disse que todos somos imigrantes neste mundo".