Hoje 19 de março, a Igreja Universal celebra a festa do verdadeiro esposo virginal da Mãe de Deus, São José, o pai adotivo de Jesus Cristo, o varão prudente e justo que com paternal amor cuida do mundo inteiro.

São José, desde a eternidade, foi preparado por Deus para ser o protetor e custódio de Maria e de seu filho amado, como assinala o Beato João Paulo II na Exortação Apostólica Redemptoris Custos “São José foi chamado por Deus para servir diretamente a Pessoa e a missão de Jesus, mediante o exercício da sua paternidade: desse modo, precisamente, ele ‘coopera no grande mistério da Redenção, quando chega a plenitude dos tempos’”.

Este documento escrito com o fim de destacar a figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja, também assinala que a vida deste casto varão foi uma peregrinação de fé que se demonstra em sua obediência.

São José, o pai e patrono de todos os católicos, caracteriza-se porque sua vida e trabalho foi pura expressão de amor a Deus, também é conhecido como padroeiro dos operários e padroeiro da boa morte pois morreu junto a Jesus e Maria.

Na Carta Encíclica do Papa Leão XIII de 1889, chamada Quamquam Pluries, lê-se que “As razões pelas quais o Bem-aventurado José, deve ser considerado especial Patrono da Igreja, e a Igreja, por sua vez, deve esperar muitíssimo da sua proteção e do seu patrocínio, provêm principalmente do fato de ele ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Daqui derivam toda a sua grandeza, graça, santidade e glória”.