Aproximadamente um milhão de poloneses se encontram caminho a Roma ou já estão ali, para assistir aos funerais e à Missa final de exéquias do filho mais famoso e mais amado da Polônia. Muitos deles são jovens dispostos a dormir em qualquer lugar da cidade eterna para ter a oportunidade de despedir do único Papa que conheceram.

O Chicago Tribune indica em uma nota que os meios da Polônia estimam que um milhão de poloneses chegarão até a capital italiana para assistir aos funerais do Santo Padre.

Seis trens extra estão programados para que realizem a viagem entre a Varsóvia e Roma; os que começarão a sair na terça-feira à noite, conforme indicaram as autoridades ferroviárias. Também se espera que os ônibus alcancem um recorde de passageiros nunca antes visto.

Desde a morte do Papa, a proprietária de uma agência de viagens, Malgorzata Rudowska Bulka, trabalha incansavelmente na Cracóvia para coordenar as viagens de seus compatriotas, assim como de toda a sua família quem tem organizado peregrinações ao Vaticano durante aproximadamente uma década.

A mulher, quem pôde ver o Pontífice muitas vezes e cuja filha menor foi batizada por ele, comentou que acredita que toda sua família estará no funeral exceto ela. “Como poderia ir?”, disse, com lágrimas nos olhos. “Nunca estive lá sem ele. Sei que sua alma está aqui agora, junto a mim. Isso me basta”.