O Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, a instituição vaticana que distribui os recursos econômicos que a Santa Sé recebe, realiza uma visita à Guatemala entre os dias 18 e 21 deste mês para inaugurar uma capela e as casas nas quais viverão 19 famílias que ficaram sem lar após as inundações de 2011 na localidade de Cuilapa.

A construção deste projeto foi feira com uma doação que o Santo Padre realizou dias depois dos desastres naturais que afetaram ao país.

O enviado vaticano também levará às populações que passam pela fase de reconstrução a proximidade do Papa Francisco, assinala uma nota distribuída pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Na manhã de 19 de março, o Cardeal Sarah se reunirá com representantes da Cáritas arquidiocesana e da Cáritas Guatemala, enquanto que pela tarde visitará o projeto Villa de los Niños, um internato para jovens vindos de famílias pobres, que ganham uma bolsa de estudos para uma formação integral até os 18 anos idade.

Em 20 de março, o cardeal Sarah estará presente na inauguração de dezenove casas construídas na cidade da Cuilapa, pertencente à diocese de Santa Rosa de Lima. A execução deste projeto foi coordenado pela Igreja local e a Nunciatura Apostólica na Guatemala.

Entre agosto e outubro de 2011 as inundações geradas pelas fortes chuvas torrenciais, deslizamentos de terra e terremotos na Guatemala causaram grandes destroços nas populações dos municípios de Cuilapa, Chiquimulilla, Taxisco e Guazacapen, o que obrigou milhares de famílias a deixarem seus lares. Muitos perderam todos os seus pertences e agora vivem o processo de reconstruir suas moradas e suas vidas em outros lugares.