A cidade de Varsovia decidiu que na sua praça central, que hoje leva o nome do Jozef Pulsudski, o fundador do Estado polonês moderno, seja erigido um monumento do Papa João Paulo II como uma comemoração ao maior filho da nação polonesa.

Os vereadores da capital polonesa decidiram esta segunda-feira levantar o monumento que será inaugurado em 18 de outubro deste ano, no vigésimo sétimo aniversário da eleição do Cardeal Karol Wojtyla como Pontífice.

Em dito lugar, quando tinha o nome dado pelo regime comunista de Praça da Vitória, durante sua primeira viagem a Polônia como Sumo Pontífice, em 1979, João Paulo II pediu ao Espírito Santo que descendesse e trocasse a face de sua terra.

“Descende e faz que mude a face da terra, desta terra”, disse textualmente o Papa. Apenas 14 meses depois estalaram as grandes greves operárias que deram vida a Solidariedade, o primeiro sindicato livre no mundo comunista que, entre outros fatores, desencadeou a queda do sistema comunista no bloco da Europa oriental.