O Arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina, Cardeal Jorge Bergoglio assinalou que João Paulo II “nos salvou de uma massacre fratricida” ante a eventualidade de uma guerra com o Chile a finais dos 70’S.

Segundo a agência Associated Press (AP) o Cardeal presidiu a Missa celebrada na Catedral de Buenos Aires em honra ao Pontífice, a que assistiram centenas de pessoas, entre os que se encontravam altos funcionários do governo e membros do clero local.

Em sua homilia, o Cardeal argentino disse que o Papa foi simplesmente um coerente, um coerente com o qual terminou o século XX. Nunca enganou, nunca mentiu, nunca teve dobras e sempre se conectou com seu povo” e acrescentou, olhando a foto do Papa que se colocou para a ocasião, que “este coerente se enlodou as mãos e nos salvou de uma massacre fratricida”.

O Santo Padre foi medianeiro entre o Chile e a Argentina quase ao final da década dos 70’s para evitar que ambos os países  fossem à guerra pela discrepância limítrofe do canal do Beagle, por intermédio de seu enviado, o Cardeal Antonio Samoré.

soube-se também que o Cardeal, um dos três cardeais argentinos existentes mas o único que participará do conclave por ter menos de 80 anos, ainda não tem data para viajar a Roma. presume-se que não sairá até depois da quarta-feira pelos diferentes compromissos que deve cumprir em sua arquidiocese.