“Confio à misericórdia de Deus o amado cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela busca da verdade”, refere a carta de pêsames pelo falecimento de Dom José Policarpo, divulgada nesta quinta-feira, 13, e que foi enviada a Dom Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
 
D. José Policarpo faleceu esta quarta-feira, aos 78 anos de idade, e foi criado cardeal em 2001, no mesmo consistório do então arcebispo D. Jorge Mario Bergoglio, hoje o Papa Francisco, com quem participou em dois conclaves.
 
“Com pesar recebi a notícia do falecimento do cardeal José da Cruz Policarpo e desejo expressar a minha união de oração com o Patriarcado de Lisboa, a família do defunto e quantos choram a sua morte inesperada”, escreveu o Papa que se encontra em Ariccia, em seus exercícios espirituais de Quaresma.
 
Francisco recorda o falecido patriarca emérito como alguém “solícito em colocar os dons recebidos do Senhor ao serviço do Povo de Deus e dos seus irmãos bispos, sobretudo nos anos que o viram presidente da Conferência Episcopal”.
 
A mensagem de condolências destaca ainda a “generosidade” com que D. José Policarpo desempenhou o seu ministério episcopal, “conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes, nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa”.
 
“Enquanto confio à materna proteção da Virgem Maria os seus doridos, bem como o senhor patriarca, quantos o coadjuvam no seu ministério e todos os fiéis do patriarcado, de coração lhes concedo, extensiva aos participantes nas exéquias, confortadora bênção apostólica”, conclui o texto, enviado à Agência Ecclesia do episcopado português.
 
Dom José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa.
 
Foi ordenado Sacerdote em 15 de agosto de 1961, bispo em 1978 (auxiliar de Lisboa), criado cardeal por João Paulo II em 2001 tomando parte em dois Conclaves: no de abril de 2005 que elegeu Bento XVI e no de março de 2013, que elegeu o Papa Francisco.
 
O 16.º patriarca de Lisboa assumiu esta missão no dia 24 de março de 1998, após a morte de Dom António Ribeiro, de quem era coadjutor desde março de 1997.