O Papa Francisco se transladará em ônibus no domingo 9 de março, junto aos principais membros da cúria vaticana, a Albano Lacial para participar dos habituais exercícios espirituais (retiro) pelo tempo de Quaresma, que terá fim no dia 14. Será a primeira vez que estes se realizam fora do Vaticano. Este ano a pregação será feita pelo Padre Angelo De Donatis.

Conforme assinala o site Aleteia, projeto auspiciado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o tema escolhido pelo Santo Padre para seus primeiros exercícios espirituais de Quaresma é a "Purificação do Coração".

O lugar eleito para os exercícios é a Casa Divino Mestre na localidade de Ariccia a 45 quilômetros de Roma. A eleição de um lugar reservado, silencioso e afastado do lugar habitual de trabalho, conforme informou em outubro a Secretaria de Estado, permitirá ao Papa dedicar-se com maior recolhimento aos exercícios espirituais.

Uma cama de madeira, um simples cobertor e um escritório com uma Bíblia será tudo o que haverá no quarto do Papa. Cerca de 40 pessoas acompanharão Francisco: prefeitos, presidentes e secretários dos dicasterios da Cúria.

Até o presente, os exercícios espirituais se realizavam no Palácio Apostólico e se dirigiam fundamentalmente ao Santo Padre. Já  os membros da Cúria, podiam assistir ao turno da manhã ou da tarde, mas isto não implicava participar de modo contínuo.

Os Exercícios Espirituais deste ano serão pregados pelo sacerdote, Angelo De Donatis, pároco de São Marco a Campidoglio, igreja situada no coração da capital da Itália, assinala a Prefeitura da Casa Pontifícia.

O Papa Francisco celebrou no ano passado, a quinta-feira Santa com os sacerdotes de sua diocese na Basílica de São Pedro no Vaticano. Ao terminar a eucaristia o Papa almoçou com sete sacerdotes romanos, entre eles estava o Pe. Angelo De Donatis. Esta foi a ocasião em que o Papa sublinhou: “Isto lhes peço. Serem pastores com aroma de ovelha, pastores no meio de seu rebanho e pescadores de homens”.

Seis meses depois, o Pe. De Donatis, de 60 anos de idade e 30 de sacerdote, recebeu uma chamada do Vaticano para guiar os exercícios espirituais do Pontífice, por indicação do próprio Papa.