A Quaresma começa hoje com Quarta-Feira de Cinzas. É um tempo especial de oração, penitência e jejum. Quarenta dias que a Igreja marca para a conversão do coração e como pediu o Papa Francisco em sua mensagem para este tempo litúrgico, “que cada comunidade eclesial percorra frutuosamente o itinerário quaresmal”.

Na celebração litúrgica de hoje, o sacerdote impõe as cinzas na testa dos fiéis, que recordam que a passagem por esta vida terrena é passageira e que a vida eterna se encontra no céu.

As cinzas que se usam na imposição se obtêm ao queimar os ramos do Domingo de Ramos do ano anterior recordando que todos algum dia morrerão e o corpo se tornará pó, assim como os bens materiais também se acabarão, mas o único que transcende e é eterna é a alma que deve cuidar-se para Deus.

Para abraçar a Cristo e conseguir a conversão do coração é importante encontrar-se com Ele no sacramento da Reconciliação que também nos convida a perdoar e pedir perdão ao próximo.

Para ler a íntegra da mensagem de Quaresma do Papa Francisco ingresse em: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26656