Foi divulgada hoje no Vatican Information Service e no site da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a nomeação do novo Bispo para a Diocese de Divinópolis, o sacerdote José Carlos de Souza Campos, pertencente ao clero da própria diocese. Até o momento de sua nomeação pelo Santo Padre, Monsenhor Campos era Administrador Diocesano de Divinópolis,.

Mons. José Carlos Souza Campos (46) nasceu em Itaúna- MG,  no dia 03/01/1968. Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, non seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002.Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas, ensinando Filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião no curso de pós-graduação em Divinópolis. Foi pároco das paróquias Sant’Ana de Itaúna e da catedral de Divinópolis, administrador da paróquia São Judas Tadeu, também em Divinópolis e logo chanceler e vigário geral da mesma diocese. Foi, ainda, representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese.

O novo prelado também atuou na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.

A diocese de Divinópolis (MG) conta com uma população 167.500 católicos, 28 sacerdotes; 9 religiosos e um diácono permanente.