Cerca de meio milhão de pessoas visitou o féretro do Papa João Paulo II durante a primeira noite em que esteve no Altar da Confissão. Às 17h, horário de Roma, o corpo do recordado Pontífice foi transladado da Sala Clementina à Basílica Vaticano seguido por um impressionante procesional.

 

O acesso aos fiéis previsto para as 21h teve-se que adiantar uma hora e meia ao ver que a fila de devotos cruzava a Praça de São Pedro, continuava ao longo de toda a Via da Conciliação e logo dava a volta por uma rua paralela à Via da conciliação, retornando quase até o Vaticano.

 

Os fiéis fizeram fila ininterrumpidamente ao longo de toda a noite e a madrugada romana. Cada fiel deveu esperar em média 8 horas para poder vê-lo.

 

O Vaticano tinha previsto uma pausa das 2 até as 5 da manhã, mas diante do fluxo incontenível de fiéis, deveu-se reduzir das 3 até as 4.15 da manhã.

 

Durante a pausa, agentes de proteção civil distribuiam água e mantas aos mais anciões e meninos dentre os peregrinos

 

Ao amanhecer desta terça-feira tinham passado cerca de meio milhão de fiéis.

 

A serena imagem do Papa

 

O féretro do Pontífice, que olha para a entrada da Basílica de São Pedro, encontra-se ligeiramente inclinado para que os fiéis possam observá-lo, e flanqueado por oito Guardas Suíços que, gentilmente, asseguram que os fiéis não se detenham  mais tempo do conveniente.

 

O corpo do Santo Padre está vestido com uma casula vermelha e leva as mãos cruzadas sobre o peito, assegurando seu amado Rosário de madeira; enquanto que sob o braço esquerdo leva o báculo com a imagem do Cristo Crucificado de Nervi, que se converteu em símbolo inequívoco de seu pontificado.

 

O rosto, magro e consumido pelos últimos dias de sofrimento, aparece, contudo, surpreendentemente sereno. “Parece que dormisse”, disseram numerosos fiéis.