O Papa Francisco abriu a segunda jornada de trabalho do consistório extraordinário sobre o tema da família, com uma oração por Ucrânia, afetada por uma onda de violência e enfrentamentos, que deixou ao menos uma centena de mortos.

"Queria enviar uma saudação, não só pessoal mas em nome de todos, aos cardeais ucranios –Jaworski, Arcebispo Emérito do Lviv, e Husar, Arcebispo Mor Emérito do Kiev– que nestes dias sofrem tanto e têm tantas dificuldades por sua pátria. Possivelmente será bom fazer chegar esta mensagem em nome de todos: estão de acordo, todos vocês, com isto?”, interpelou.

A resposta dos cardeais foi um longo aplauso.

O Pontífice fez referência logo à relação introduçã de ontem do Cardeal Walter Kasper.

"Ontem, antes de dormir, mas não para dormir... eu li e reli o trabalho do Cardeal Kasper e queria agradecer-lhe, porque encontrei uma profunda teologia, também um pensamento sereno na teologia. Dá gosto ler teologia serena. E encontrei ali o que São Inácio nos dizia, esse sensus ecclesiae, o amor à Mãe Igreja”, assegurou.

“Isto me fez tanto bem que me veio uma ideia, mas desculpe eminência se o faço envergonhar-se, mas a ideia é: isto se chama fazer teologia de joelhos. Obrigado. Obrigado”, assinala a nota publicada pela Rádio Vaticano.

Durante a jornada de hoje, os cardeais se dedicarão a intervir livremente para expressar suas opiniões e pareceres sobre a família.

O tema será abordado também pelo Sínodo extraordinário dos bispos no próximo mês de outubro e em 2015 pelo sínodo ordinário.