Estima-se que milhões de visitantes chegarão a Roma com motivo dos funerais do Papa João Paulo II que se prolongarão até a sexta-feira.

As autoridades romanas intensificaram as medidas de segurança e prepararam milhares de alojamentos para satisfazer a demanda de milhares de pessoas provenientes de diversas partes do mundo. Entre os lugares de abrigo, as autoridades habilitaram estádios, escolas e parques que serão alojamentos frente à impressionante quantidade de visitantes.

"Para nós será um desafio extraordinário, será como organizar um jubileu como o de 2000 em 48 horas, indicou o prefeito de Roma, Walter Veltroni.

O Governo de Silvio Berlusconi designou ao titular do Departamento de Proteção Civil, Guido Bertolaso, como encarregado dos preparativos. Bertolaso dirigiu com êxito a mobilização de mais de um milhão de jovens em Roma no 2000 para o encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude daquele ano.

Além disso as autoridades irão escalonar as visitas ao Vaticano. Assim, os 20 estados italianos foram divididas em três grupos para repartir as visitas entre a terça-feira, na quarta-feira e a sexta-feira.

Os peregrinos se organizarão em duas filas para entrar simultaneamente por duas portas na Basílica, cada uma por um lateral do catafalco sobre o que repousará o corpo do Papa, o que permitirá dobrar o número de pessoas que poderão acessar.

Mais de 10 mil pessoas, entre forças de segurança e voluntários de Proteção Civil, irão se ocupar de garantir a segurança e o bom andamento durante os funerais.