O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, dia 19, membro da Congregação para as Igrejas Orientais, informou hoje a diocese da capital mineira. O dicastério do qual participa como membro Dom Walmor é presidido pelo cardeal Leonardo Sandri e seu Secretario é o Arcebispo Cyril Vasil.
 
A Congregação para as Igrejas Orientais tem sede em Roma e é composta por um prefeito cardeal, 27 cardeais, um arcebispo e 4 bispos nomeados pelo Papa. Também são membros os Patriarcas e Arcebispos Maiores das Igrejas Orientais e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
 
A Congregação tem a função de assegurar a unidade das Igrejas orientais católicas para incentivar o crescimento, a salvaguarda dos direitos e a integridade na Igreja Católica, do patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual , como os de várias tradições cristãs orientais. Também de ajudar os orientais a manterem vivas e desenvolverem as tradições mais genuínas da Igreja.
 
O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo foi nomeado pelo papa Bento XVI, como Ordinário para os fiéis católicos de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito. Ele sucedeu ao arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal dom Eusébio Oscar Scheid na tarefa.
 
Dom Walmor, 56, é arcebispo de Belo Horizonte desde 2004. Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e também membro da Congregação para a Doutrina da Fé.