Na reunião de hoje do Papa Francisco com o Conselho de Cardeais (C8) criado em abril de 2013 para ajudá-lo no governo da Igreja universal, foi analisada a situação do chamado “Banco” do Vaticano, o Instituto para as Obras de Religião (IOR) junto à Comissão de referência dedicada a estudar este organismo.

Dos encontros, que terminarão amanhã, também participa o secretário de Estado, Dom Pietro Parolin.

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse que “estamos no início de uma semana, ainda mais, de dez dias bastante intensos”. Como estava programado, os trabalhos do “C8” começaram às 7h com uma missa concelebrada pelos cardeais e presidida pelo Papa na capela da casa Santa Marta. Depois continuaram suas reuniões em uma sala da mesma residência.

“Depois de ter escutado ontem as audiências referentes à organização da estrutura econômico-administrativa da Santa Sé, nesta manhã, como estava previsto, aconteceu a audiência da Comissão referente ao IOR, o Instituto para as Obras de Religião. Na tarde de quarta-feira se prevê também um encontro com os cardeais membros do Conselho Econômico dos quinze cardeais que anualmente se reúnem para estudar a situação econômica da Santa Sé”, explicou o Pe. Lombardi.

Estavam presentes o Cardeal Raffaele Farina, presidente; o Cardeal Jean-Louis Tauran, membro; o Bispo Juan Ignacio Arrieta Ochoa de Chinchetru, coordenador; e Dom Peter Bryan Wells, secretário. Não estava presente a professora Mary Ann Glendon, já que não reside em Roma. Também assistiu Dom Alfred Xuereb, delegado do Papa para o IOR.

Os membros da Comissão expuseram o trabalho realizado durante estes meses, informaram sobre a realidade do Instituto, sobre os problemas que deve enfrentar e indicaram possíveis diretrizes para sua renovação, mas não se tomaram decisões depois da audiência.

Um dos pontos fundamentais foi o da missão do IOR do ponto de vista da ação da Igreja no mundo e não apenas do ponto de vista da operatividade econômica.

“Para continuar com a perspectiva destas ‘densas’ jornadas, na quinta-feira 20 de fevereiro se inicia o consistório extraordinário, a reunião a qual são convocados pelo pontífice todos os cardeais”, indicou o porta-voz vaticano.

O porta-voz precisou que “o encontro acontecerá na Sala nova do Sínodo, como em outras ocasiões. O tema da reunião será a família”, em preparação para o Sínodo de outubro.

O consistório prosseguirá até sábado com uma celebração litúrgica na basílica de São Pedro durante a qual o Papa criará 19 cardeais, 16 dos quais eleitores, e terminará no domingo com uma solene celebração eucarística na basílica de São Pedro com o Santo Padre e os novos cardeais.