As obras de restauração do Cristo Redentor, no Rio do Janeiro, que foi prejudicado pelo impacto de vários raios em janeiro deste ano, tiveram início nesta sexta-feira, 14 de fevereiro. Os operários especialistas em alpinismo que trabalham nas obras de restauração do monumento foram abençoados pelo arcebispo do Rio, cardeal eleito Dom Orani João Tempestaao início dos trabalhos. A previsão é que a obra dure até quatro meses.

Segundo Dom Orani, é essencial ter o cuidado de conservar uma imagem que recorda Jesus Cristo, imagem visível de Deus.

“Da mesma forma também somos chamados a nos preocupar em conservar a vida, a dignidade humana na pessoa de cada irmão. Se precisamos conservar um monumento como esse, muito mais carinho devemos ter com o ser humano. Espero que esse momento aqui seja para nós um anúncio sobre a necessidade de conservar o que é importante, para que se mantenha na sociedade o que faz o homem ser digno, viver com felicidade e paz”, afirmou o arcebispo.

“Sabemos o significado do monumento do Cristo Redentor e seu impacto para a cidade. A preocupação da Arquidiocese do Rio é garantir que ele fique sempre novo”, destacou o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

O custo dos trabalhos será de cerca de 833 mil dólares, que serão divididos entre a Arcebispado de Rio do Janeiro e empresas privadas.

A imagem foi construída em 1931, e foi escolhida em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Além disso, é Patrimônio Histórico do Brasil, recebendo anualmente cerca de 700 mil turistas.

Durante a cerimônia de início de obras no Cristo Redentor, Dom Orani Joao Tempesta se referiu a sua próxima criação como Cardeal, em 20 de fevereiro, pelo Papa Francisco.

O Arcebispo de Rio do Janeiro assegurou que se tratou “de uma eleição muito livre do Santo Padre e é uma grande responsabilidade, com dimensão universal”.