O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, sosteve uma conferência de imprensa com os jornalistas creditados, em que deu a conhecer os detalhes da translação dos restos mortais e a Missa de exéquias de João Paulo II

O porta-voz informou que o corpo do João Pualo II se transladará da Sala Clementina à Basílica Vaticano a partir de 17:00 horas de Roma, “depois de um momento de oração, presidida pelo Cardeal Camarlengo, começará a translação do corpo”, precisou.

"A procissão percorrerá a Scala Nobile, a Prima Loggia, a Sala Ducale, a Sala Régia, a Scala Régia. Sairá à Praça de São Pedro pelo Portão de Bronze e entrará na basílica através da porta central”, assinalou o porta-voz aos jornalistas.

Mais adiante assinalou que “na Basílica Vaticano o Cardeal Camarlengo presidirá a liturgia da palavra” e que “as visitas dos fiéis poderão começar ao redor das 20h”.

A Basílica Vaticano permanecerá aberta quase toda a noite pois solo fechará “das 2 às 5 da madrugada para permitir a manutenção técnica da basílica".

Em relação à Missa de exéquias, na sexta-feira 8 de abril às 10:00 horas na Basílica Vaticano, Navarro-Valls adiantou que será celebrada pelos cardeais e os patriarcas das Iglesias Orientais. Do mesmo modo, informou que a concelebração será presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, decano do Colégio Cardenalicio.

Ao final da celebração eucarística, o féretro do romano pontífice se levará a basílica vaticano e depois às grutas vaticanos, onde será enterrado.

Navarro-Valls assinalou que o corpo do João Paulo II repousará no mesmo lugar no que esteve enterrado o beato Papa João XXIII. Os restos de este Papa, falecido em 1963, foram transladados até as grutas da basílica vaticana em 3 de junho de 2001, poucos meses depois de ser beatificado, em 3 de setembro de 2000.