O novo Arcebispo de Lahore, a maior diocese do Paquistão, Dom Sebastian Shaw, assinalou que o Paquistão precisa com urgência de mais igualdade, justiça social e paz.

Em declarações recolhidas pela fundação pontifica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Dom Sebastian Shaw, que foi o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Lahore desde 2011 e que foi nomeado recentemente arcebispo desta diocese, destacou que no país "há uma urgente necessidade de uma maior igualdade, justiça social e de paz".

"A Igreja deve ser um sinal visível do nosso compromisso com isso e só podemos avançar vivendo o serviço", assinalou.

A Arquidiocese de Lahore tem 600 mil fiéis, que somam perto da metade dos católicos no Paquistão.

A Missa de toma de posse de Dom Sebastian Shaw será celebrada no dia 14 de fevereiro na Catedral do Sagrado Coração, de Lahore, e será presidida pelo Núncio Apostólico no Paquistão, Dom Edgar Pena Parra, e contará com a assistência de todos os Bispos do país.

Dom Shaw pediu que a população reze por ele, para que tenha "coragem e fé" ao assumir seu cargo, e destacou também a necessidade de "conscientizar" as pessoas sobre a harmonia e direitos civis.

O Prelado destacou que a cooperação inter-religiosa, o diálogo ecumênico e a divulgação através da televisão e outros meios de comunicação são chaves para o desenvolvimento da harmonia social.

Dom Shaw lamentou que "não há muita paz no Paquistão", por isso advertiu a necessidade de que se forme a consciência da "necessidade de paz".

A população, indicou, verá "que a paz vem quando as pessoas têm justiça".

"O que precisamos é aprender a respeitar-nos uns aos outros, dar-nos conta que todos somos paquistaneses, assim sejamos muçulmanos, cristãos, sikhs ou hindus", disse.

O Arcebispo de Lahore assegurou seu compromisso de coordenar reuniões com outros líderes religiosos, assim como fomentar a formação de professores, catequistas, pais e mulheres, para que conheçam seus direitos e responsabilidades.

Dom Shaw falou também sobre seus planos para a "Televisão Católica Lahore", um canal de TV a cabo que espera que esteja ao ar para o momento de sua toma de posse como Arcebispo. No canal se transmitirá programas de catequese, conselhos matrimoniais, guia sobre boa paternidade, direitos das mulheres, os Sacramentos e o Terço.