Ao finalizar a oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial do Enfermo, alentou as famílias que enfrentam esta realidade a não terem medo da fragilidade e recordou que “a dignidade da pessoa nunca se reduz às suas faculdades ou capacidades, e não termina quando a própria pessoa é fraca, deficiente e necessitada de ajuda”.

O Santo Padre recordou que nas famílias “é normal ocupar-se de quem está doente; mas às vezes as situações podem ser mais difíceis… Muitos me escrevem, e hoje queria assegurar uma oração por todas estas famílias e dizer-lhes: não tenhais medo da fragilidade! Ajudai-vos uns aos outros com amor, e sentireis a presença reconfortante de Deus”.

O Papa explicou que no dia 11 de fevereiro, festa da Virgem de Lourdes, celebra-se o Dia Mundial do Enfermo e “é a ocasião propícia para colocar as pessoas doentes ao centro da comunidade. Rezem por elas e com elas e fiquem perto delas”.

O Pontífice recordou que o tema para este Dia “está inspirado em uma expressão de São João: Fé e caridade: «Também nós devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3,16)” e pediu “imitar a atitude de Jesus para com os doentes, doentes de todo tipo: o Senhor se ocupa de todos, compartilha com eles o sofrimento e abre o coração à esperança”.

“Penso também em todos os que trabalham na área da saúde: que trabalho precioso fazem! Muito obrigado pelo seu precioso trabalho. Eles encontram todos os dias nos doentes não apenas corpos marcados pela fragilidade, mas pessoas às quais oferecer atenção e respostas adequadas”, adicionou.

“A atitude generosa e cristã para com os doentes é sal da terra e luz do mundo. Que a Virgem Maria nos ajude a praticá-lo, e obtenha a paz e conforto para todos os que sofrem”, concluiu.