João Paulo II, “O Grande”, assim a história lembrará o querido Pontífice que retornou à Casa do Pai neste sábado. Cardeais, governantes e fiéis em todo o mundo proclamam sua grandeza com este titulo.

Na homilia que preparou para a primeira Missa exequial, celebrada na Praça São Pedro pelo falecido Papa, o Cardeal Ângelo Sodano se referiu a ele como "o Grande", um atributo que caracterizou aos Pontífices que alcançaram a santidade.

Embora o Purpurado não tenha pronunciado estas palavras, ele as tinha escritas no texto que foi entregue aos jornalistas e se referiu ao Pontífice como “João Paulo II ‘o Grande’, quem fora o cantor da civilização do amor, propondo-la em lugar da civilização do ódio proposta pelo nazismo e o comunismo”.

Esta semana no Peru, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, assegurou que “vocês poderão comprovar que dentro de pouco tempo começarão a falar de João Paulo II O Grande”. Isto acontecia em Lima, ao mesmo tempo que em outras latitudes já começava a soar o novo nome do Papa Wojtyla.

Na Itália, diferentes agências recolheram a mesma aclamação entre os peregrinos que chegaram até a Praça São Pedro para aguardar a chegada dos seus restos na Basílica que leva o mesmo nome.

Na Espanha, o porta-voz do Governo de Navarra, Alberto Catalán, reconheceu que em seu país “alguns já falam de "João Paulo II O Grande" por seu papel de liderança na Igreja, e em definitiva, no mundo”.