O Papa Francisco poderia visitar Turim (Itália) no marco da celebração do bicentenário do nascimento do Fundador dos Salesianos, São João Bosco.

Dom Bosco nasceu em 16 de agosto 1815, e em preparação pelo seu 200º aniversário, desde 2010 um relicário que contém uma parte de seu braço direito deu a volta ao mundo. A Visita do Santo Padre à cidade de Turim ao norte da Itália, 90 quilômetros de Milão, poderia ser 24 de maio, dia que se celebra a festa de Maria Auxiliadora, devoção Mariana difundida pelo santo e que em sua honra fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A notícia da possível visita do Papa começou a circular em Turim no dia 31 de janeiro, dia central da festa do santo. Nesta cidade está a casa onde ele fundou a ordem Salesiana e onde se dedicou a educar aos jovens pobres e ensinar-lhes um trabalho.

Já em algumas oportunidades o Papa Francisco demonstrou o seu apreço pela ordem salesiana. Em 19 de janeiro visitou a Paróquia romana do Sagrado Coração de Jesus, fundada por São João Bosco um ano antes de sua morte e que permanece atendida pelos Salesianos.

No dia 17 de janeiro deste ano o Pontífice se reuniu com o Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, encarregado de administrar a exposição internacional do Santo Sudário nessa cidade italiana, junto com o Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura Cardeal Gianfranco Ravasi, para conhecer da mesma, já que o Santo Padre poderia visitar também a exposição.

A ordem salesiana fundada por São João Bosco desenvolve sua missão em 131 países com mais de 1,800 apostolados. A ordem tem mais de 15 mil membros, dos quais 10,500 deles são sacerdotes.