A Santa Sé confirmou hoje que os restos do Papa João Paulo II chegarão na segunda-feira às 5 da tarde à Basílica de São Pedro para receber a homenagem de milhares ou possivelmente milhões de peregrinos de todo o mundo.

Em um comunicado oficial, o Vaticano informou que estão em andamento os procedimentos previstos pela Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis escrita por João Paulo II.

Do mesmo modo, informou-se que nesta manhã se realizou às 9.30h, a "constatação da morte" a cargo do Cardeal Camarlengo, Eduardo Martínez Somalo, e o Chanceler Secretário da Câmara Apostólica, Avv. Enrico Serafín, redigiu a autenticação da morte, que anexou ao certificado médico do Dr. Renato Buzzonetti.

Às 12.30h -hora de Roma- começou a exposição do corpo no Palácio Apostólico, com uma celebração presidida pelo Cardeal Camarlengo. Assim começaram as visitas "ao corpo de João Paulo II exposto na Sala Clementina para a homenagem e a oração dos membros da Cúria Romana, das autoridades e do Corpo Diplomático. As visitas terminarão às 16h de hoje".

Finalmente, o Vaticano confirmou que o corpo chegará à Basílica Vaticana amanhã, segunda-feira. "A hora do traslado será decidida pela primeira Congregação dos Cardeais, que será amanhã 4 de abril, às 10h30 na Sala Bologna. prevê-se, como antecipado, que o traslado será por volta das 17h", informou o texto.