Logo depois de presidir a oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco recordou a celebração do Dia Mundial dos doentes de lepra que se celebrou ontem e chamou os fiéis a manterem a solidariedade com as pessoas que sofrem esta doença.

"Essa doença, embora esteja em regressão, desgraçadamente ainda afeta muitas pessoas em condições de grave miséria", disse Francisco. Por isso, afirmou que "é importante manter viva a solidariedade com estes irmãos e irmãs".

O Papa também assegurou sua proximidade na oração às pessoas que padecem esta doença, àqueles que os ajudam e aos profissionais da saúde que se empenham por eliminar esta doença.

Segundo o último Anuário Estatístico, a Igreja administra 567 leprosários no mundo, 20 a mais que no ano passado. Destes, 211 se encontram na África, 65 na América, 281 na Ásia, 6 na Europa e 4 na Oceania.

Durante sua vida pública, Jesus realizou a cura de pessoas que sofriam de lepra. Este exemplo foi seguido pela Igreja, que desde seus começos se dedicou a atender estes doentes, muitas vezes marginalizados e esquecidos por seus familiares. Um exemplo é São Damião de Molokai, sacerdote conhecido como o “Apóstolo dos leprosos” e que dedicou 35 anos atendendo física e espiritualmente a estas pessoas.