O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial em todo o país por sete dias pela morte do Papa João Paulo II. O sumo pontífice faleceu hoje, às 21h37 (16h37 no horário de Brasília), no Vaticano.

O presidente fez um pronunciamento  à imprensa sobre a morte do papa João Paulo II, destacando que o mundo perde mais do que um pontífice. "Eu penso que a humanidade perde hoje o símbolo da paz", disse Lula.

"Morre o papa, mas fica acesa na cabeça de cada ser humano as suas mensagens de esperança, de certeza que com muita luta, com muita fé nós poderemos construir um mundo mais justo, mais solidário e mais humano", afirmou o presidente.

Em Salvador, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB e Bispo Primaz do Brasil,  comentou logo após saber da morte do papa João Paulo II, que os brasileiros se sentem “órfãos” pela perda de um verdadeiro pai de toda a Igreja.

“Ainda que esperada pelo seu estado de saúde que decaiu muito nos últimos tempos, sentimos muito sua morte”, observou.

Ele comunicou oficialmente aos baianos o falecimento através da Rádio Excelsior da Bahia (a rádio da arquidiocese).

“Pedimos a Deus que o receba junto de si e lhe dê a recompensa pelo bem que ele procurou fazer com tanto amor durante a sua vida”. Dom Geraldo celebra nesta noite, na Catedral Basílica, uma missa em sufrágio ao Santo Padre.