O Papa Francisco recebeu neste sábado, 25, as participantes do 29° Congresso Nacional promovido pelo Centro Italiano Feminino (CIF), onde destacou a presença e a contribuição da mulher nos novos espaços abertos a ela na sociedade, mas pediu que isto não as faça esquecer seu papel insubstituível na família.

Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu ao CIF por seu trabalho realizado durante seus 70 anos de existência e recordou o magistério da Igreja sobre a mulher, plasmado em documentos como a Carta apostólica Mulieris dignitatem de 1988, a Mensagem para a Jornada Mundial da Paz de 1995 sobre o tema "A mulher: educadora de paz" e em sua exortação apostólica Evangelii gaudium, em que destacou "a indispensável contribuição da mulher na sociedade, em particular com sua sensibilidade e intuição para o outro, o fraco, o indefeso".

O Papa expressou sua satisfação ao ver que “muitas mulheres compartilham algumas responsabilidades pastorais” para ajudar os sacerdotes, as famílias e os grupos, como na reflexão teológica, e indicou que ele mesmo espera se amplie a presença da mulher na Igreja.

"Estes novos espaços e responsabilidades que se abriram, e que desejo vivamente que possam ampliar a presença e a atividade das mulheres, tanto no âmbito eclesiástico como no civil e profissional, não podem fazer esquecer o papel insubstituível da mulher na família", indicou o Papa, ao assinalar que a delicadeza, sensibilidade e ternura que caracterizam a alma feminina, “representam não só uma força genuína da vida familiar, para a irradiação de um clima de serenidade e harmonia, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria impossível " .

A família, recordou, é para os cristãos a Igreja doméstica, cuja saúde e prosperidade “é uma condição para a saúde e a prosperidade da Igreja e da própria sociedade".

O Santo Padre também destacou o papel da Virgem na Igreja e nas famílias. “A presença das mulheres no lar resulta mais necessário que nunca, portanto, para a transmissão às futuras gerações os sólidos princípios morais e a mesma transmissão da fé”.

Neste esforço, concluiu o Papa, a presença materna de Maria "indicará o caminho a seguir com o fim de aprofundar no sentido e o papel da mulher na sociedade”.