Durante a audiência geral desta quarta-feira, o Papa Francisco pediu ao Senhor que toque os corações dos líderes mundiais que se reúnem hoje na Suíça para que “não economizem esforços” para alcançar a paz na Síria, nação que há dois anos sofre uma violência que deixou mais de cem mil mortos.

“Hoje se inicia em Montreux, Suíça, uma Conferência Internacional de apoio à paz na Síria, à qual seguirão as negociações que se desenvolverão a partir deste 24 de janeiro. Rezo ao Senhor para que toque o coração de todos para que, procurando unicamente o bem maior do povo sírio, tão provado, não economizem esforços para alcançar com urgência o cessar da violência e o fim do conflito, que já causou tanto sofrimento”, expressou o Pontífice.

Diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Santo Padre desejou que “a querida nação síria” siga “um caminho de reconciliação, de concórdia e de reconstrução com a participação de todos os cidadãos, onde cada um possa encontrar no outro não um inimigo, não um concorrente, mas um irmão a acolher e abraçar”.

A conferência de paz para Síria, conhecida como Genebra II, reúne pela primeira vez representantes do Governo de Bashar al Asad e dos rebeldes para tentar conseguir algum acordo que abra o caminho para a paz.

Entretanto, conforme informou a imprensa internacional, em seus discursos inaugurais ambas as partes reafirmaram suas posições e se acusaram mutuamente de violar os direitos humanos. No evento também participam delegações de 39 países convidados.