A Casa Branca informou hoje que o Presidente Barack Obama poderia reunir-se com o Papa Francisco “em algum momento do futuro próximo”, embora não tenha precisado data nem lugar para o encontro.

“O presidente (Obama) espera encontrar-se com o Papa Francisco em algum momento do futuro próximo mas não temos nenhum anúncio hoje sobre alguma viagem específica (do mandatário)”, disse um porta-voz do governo à revista Time.

Esta declaração foi feita no mesmo dia em que o Secretário de estado dos Estados Unidos, John Kerry, encontrou-se em Roma com o Secretário de estado do Vaticano, o Arcebispo Pietro Parolin.

Logo após o encontro, Kerry destacou “o interesse comum do Papa Francisco e do Presidente Obama de lutar contra a pobreza e a pobreza extrema a nível global”. O Secretário de estado também comentou que “o Santo Padre está antecipando a visita do Presidente Obama aqui, e o presidente também espera encontrá-lo”.

Sobre o encontro de uma hora e quarenta minutos entre Dom Parolin e Kerry, o Vaticano informou que ambos falaram sobre a paz no Meio Oriente, em especial sobre a situação na Síria e a preparação da Conferência de paz Genebra-2, assim como as negociações entre israelenses e palestinos.

Outros temas foram a situação na África, em concreto no Sudão do Sul, e alguns temas que preocupam particularmente a Conferência Episcopal dos Estados Unidos como a reforma do sistema de saúde nos EUA.