O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, visitou o Líbano e a Síria com motivo da consagração episcopal do novo Vigário Apostólico de Aleppo (Síria),  e levar a proximidade e solidariedade da Sé Apostólica à comunidade cristã síria. Durante sua viagem realizada do 10 aos 13 de janeiro também visitou um Santuário Mariano, um centro de refugiados e teve um encontro com professores e estudantes universitários.

Na cerimônia da consagração episcopal do Dom Georges Abou Khazen, no sábado, 11, estiveram presentes o Núncio no Líbano, o Arcebispo Gabriele Giordano Caccia e o Núncio para a Síria, o Arcebispo Mario Zenari, junto com o Custódio da Terra Santa, Pe. Pierbattista Pizzaballa e outros doze Bispos.

A agenda do domingo 12 começou com a celebração da Missa pela manhã no Centro dos Padres Redentoristas, posteriormente se dirigiu ao campo dos refugiados sírios El Khokh Marjayoun para deixar uma doação vinda de Roma e fez uma visita privada ao Santuário Mariano do Sayidat Al- Mantara, onde orou e renovou a consagração à Mãe de Deus sob o amparo da Rainha da Paz do Líbano, da Síria e de todo o Meio Oriente.

O Cardeal durante sua estadia se reuniu também com alguns alunos e professores da universidade dirigida pela Ordem Maronita Antoniana.