O Papa Francisco enviou uma carta aos futuros 19 cardeais que serão criados no Consistório de 22 de fevereiro, na que explicou que o Cardinalato não é uma promoção, nem uma honra nem uma condecoração; mas um serviço que exige engrandecer o coração.

Segue a carta enviada pelo Santo Padre aos futuros cardeais:

“Querido irmão,

No dia no que se faz pública sua eleição de formar parte do Colégio de Cardeais, envio-lhe uma cordial saudação, e lhe asseguro minha proximidade e minha oração. Espero que, ao formar parte da Igreja de Roma ‘vestido com as virtudes e os sentimentos do Senhor Jesus’ (cf. Rm 13,14 ), você possa me ajudar com fraterna eficácia no meu serviço à Igreja universal.

O cardinalato não significa uma promoção, nem uma honra, nenhuma condecoração; é simplesmente um serviço que exige ampliar a vista e aumentar o coração. E Apesar de parecer um paradoxo – continuou o Papa Francisco – este poder olhar para mais longe e amar mais universalmente com mais intensidade só pode ser adquirido se seguirmos o mesmo caminho do Senhor: o caminho da humilhação e da humildade, tornando-nos servidores (cf. Fl 2, 5-8).

Portanto, peço-te, por favor, que recebas esta designação com um coração simples e humilde. E, mesmo que tu o faças com júbilo e alegria, faz de modo que este sentimento esteja longe de qualquer expressão de mundanidade, de qualquer comemoração diferente do espírito evangélico de austeridade, sobriedade e pobreza.

Adeus e até o próximo 20 de fevereiro, quando começaremos os dois dias de reflexão sobre a família. Fico à sua disposição e, por favor, peço-lhe que reze e peça que rezem por mim.

Que Jesus o abençoe e a Virgem Santa o proteja".