Nesta noite o Papa João Paulo II foi convocado à presença de Deus Pai após 26 anos, 5 meses e 17 dias de pontificado. O Vaticano anunciou que o Pontífice expirou há alguns minutos atrás, às 21:37 do dia 2 de abril em Roma.

“O Santo Padre faleceu nesta noite, às 21:37h (2:37pm EST) em seu apartamento privado. Todos os procedimentos estabelecidos na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’ escrita por João Paulo II no dia 22 de fevereiro de 1996 foram postos em andamento”, disse Joaquín Navarro-Valls, diretor da Oficina de Imprensa do Vaticano à Imprensa.

Anteriormente, o Vaticano havia anunciado que “as condições clínicas do Santo Padre seguem gravíssimas. Na última hora desta manhã teve febre alta. Quando se lhe faz uma pergunta, responde corretamente às perguntas dos que convivem com ele”.

O Vaticano informou durante o dia de ontem que a saúde do Papa João Paulo II se agravou severamente. Sua pressão arterial havia diminuído e padecia de insuficiência cardio-circulatória e renal. De acordo com o informe oficial, seus parâmetros biológicos estavam notávelmente comprometidos. O Pontífice foi golpeado por hipotensão arterial, sua respiração já era superficial.

A morte foi comprovada primeiramente pelo Cardeal Carmelengo, Card. Eduardo Martínez Somalo. O Carmelengo comunicou a morte ao Cardeal Camillo Ruini, na sua qualidade de “Vigário para a Urbe”.

Em poucas horas, o Cardeal Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Joseph Ratzinger, deve dar a notícia oficial a todos os cardeais, convocando-os para o Conclave.

Sua Vida

Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920 em Wadowice, sul da Polônia. Sua família estava conformada por seu pai Karol Wojtyla, um militar do exército Austro-Húngaro, sua mãe, Emilia Kaczorowsky, uma jovem de origem lituano, e um irmão adolescente chamado Edmund.

Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe: o falecimento de sua mãe ao dar à luz a uma menina que morreu antes de nascer. Anos depois, faleceu seu irmão e em 1941 seu pai morreu. Quando jovem, o futuro Pontífice mostrou uma grande inquietude pelo teatro e pelas artes literárias polonesas, de tal forma que ainda na escola pensava sériamente na possibilidade de continuar seus estudos de filologia e lingüística polonesa.  Entretanto, um encontro com o Cardeal Sapieha durante uma visita pastoral fez que considerasse sériamente a possibilidade de seguir a vocação que tinha impressa –ainda sem revelar-se plenamente- no coração: o sacerdócio.

Na Segunda Guerra Mundial, os alemães fecharam todas as Universidades de Polônia com o objetivo de invadir não somente o território mas também a cultura polonesa. Frente à esta situação, Karol Wojtyla com um grupo de jovens organizaram uma universidade clandestina, onde estudou filosofia, idiomas e literatura.  Pouco antes de decidir seu ingresso ao seminário, o jovem Karol teve que trabalhar árduamente como empregado em uma pedreira.

Em 1942 ingressou ao departamento teológico da Universidade Jagueloniana. Durante estes anos teve que viver oculto, junto com outros seminaristas, que foram acolhidos pelo cardeal de Cracóvia.

No dia 1 de novembro de 1946, à idade de 26 anos, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário maior de Cracóvia. No dia 23 de setembro de 1958 foi consagrado bispo auxiliar do Administrador Apostólico de Cracóvia, Dom Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do episcopado polonês. Assistiu ao Concílio Vaticano II, onde participou ativamente, especialmente nas comissões responsáveis de elaborar a constituição dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium e a Constituição Pastoral Gaudium et Spes.

No dia 13 de Janeiro de 1964, faleceu Dom Baziak, e assim o Bispo Wojtyla passa a ser o titular da sede de Cracóvia. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracóvia em Arquidiocese. Em junho de 1967, aos 47 anos de idade, o Arcebispo Wojtyla foi criado Cardeal pelo Papa Paulo VI. Em 1974, o novo purpurado ordenou 43 novos presbíteros, na ordenação sacerdotal mais numerosa desde que terminou a Segunda Guerra Mundial.

Em 1978, falece Paulo VI, e é eleito como novo Papa o Patriarca de Venezia, Cardeal Albino Luciani, de 65 anos. Que tomou o nome de João Paulo I. O “Papa sorriso”, entretanto falece aos 33 dias de seu pontificado. No dia 16 de outubro de 1978, após um novo Conclave o Cardeal polonês Karol Wojtyla foi eleito successor de São Pedro, rompendo com a tradição de mais de 400 anos de eleger papas de origem italiano. No dia 22 de outubro de 1978 foi investido como Sumo Pontífice asumindo o nome de João Paulo II.