Um dos Hospitais Veterans’ Affairs  (VAI) na Georgia (Estados Unidos), dedicado à saúde dos veteranos de guerras, proibiu que um grupo de escolares cantasse ali canções de Natal sob o argumento que assim estão protegendo a liberdade religiosa dos veteranos.

Os estudantes do colégio comunitário Alleluia, visitaram no dia 20 de dezembro do ano passado, pelo terceiro ano consecutivo, o centro médico Charlie Norwood na localidade de Augusta na Georgia, para cantar algumas canções de natal por Natal, quando lhes disseram que não podiam entoar canções religiosas.

O Diretor do colégio, Dan Funsch, assinalou ao meio de imprensa, Athens-Banner Herald, que não se trata de “proselitismo religioso nem de evangelização” são somente canções que se escuta também nas rádios ou nos centros comerciais.

Ele assinalou ainda que as canções de natal de Natal estão destinadas "para celebrar e honrar o nascimento do Jesus, e se isto nos for proibido então não queremos participação alguma. Não acreditamos que eliminar sistematicamente os cantos religiosos de alguns lugares, seja uma boa ideia”.

O porta-voz do hospital, Brian Rothwell, anunciou na segunda-feira anterior ao Natal a proibição dos cantos religiosos, manifestando que esta proibição era feita porque os veteranos militares “representam pessoas de todas as crenças” e que a política dos VAI, “acolhe mas respeita toda crença protegendo o direito à liberdade religiosa de cada veterano e também os protege de todo material religioso inoportuno às suas crenças”, afirmando que a instituição lamenta “qualquer inconveniente ou mal-entendido”.

O Assessor legal do Alliance Defending Freedom, Jeremy Tedesco, advertiu que “ao proibir canções de natal, os VAI estão pisoteando na liberdade religiosa que com tanto sacrifício defenderam nossos veteranos. Contrariamente ao que afirmam os funcionários do hospital, eles estão sendo desrespeitosos a essa liberdade protegida constitucionalmente".

O Alliance Defending Freedom, um grupo defensor dos direitos humanos, incluindo a liberdade religiosa, enviou uma carta ao centro médico no dia 30 de dezembro manifestando que os tribunais federais determinaram que é permitido cantar canções de natal na época natalina e que "cumpre integralmente com a Primeira Emenda da Constituição (que blinda o direito de liberdade de expressão)".

Por outro lado, outros hospitais VAI também tomaram medidas restritivas em torno das atividades destas festas. Em Dallas por exemplo,  os cartões natalinos dos estudantes do primário da Grace Academy em Prosper, Texas, não puderam ser entregues aos veteranos porque violaram a política dos VAI. Algumas crianças, inclusive queriam entregar pessoalmente alguns cartões, informou o comentarista Todd Starnes da Fox News.