O Papa Francisco nomeou como novo Bispo auxiliar de Belém do Pará (Brasil), o Pe. Irineu Roman, até então era vigário episcopal da região São João Batista da Arquidiocese de Belém do Pará e pároco da Santa Edwiges.

Segundo informou a página oficial da CNBB, Padre Irineu é gaúcho, filho de Marcelino Roman e Idolvina Biasotto Roman. Nasceu em 10 de agosto de 1958, na cidade de Vista Alegre do Prata (RS). Ingressou no Seminário Josefino em 1973. Fez os primeiros votos religiosos na Congregação de São José, no ano de 1980. Foi ordenado presbítero no dia 1º de janeiro de 1990, por Dom Paulo Moreto.

Como padre, colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens e na formação de seminaristas. Dedicou-se aos trabalhos da Equipe Executiva do Instituto de Pastoral de Juventude (IPJ), em Porto Alegre, de 1987 a 1989. Exerceu atividades como professor, ecônomo, vigário paroquial e formador nos seminários Menor, em Fazendo Sousa e 2º Grau, em Ana Rech, ambos na cidade de Caxias do Sul. Em Brasília (DF), atuou como vigário da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina, entre 1994 e 1998.

Em Belém, foi pároco da Paróquia Santa Edwiges, em 19 de outubro de 1999, permanecendo até a data de sua nomeação como bispo.  Neste período, padre Irineu Roman foi vice-diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Na arquidiocese de Belém, exerceu o cargo de membro do Conselho Presbiteral e vigário episcopal da região São João Batista.

A Arquidiocese de Belém do Pará tem uma população de 2.125.000 pessoas, das quais 1.544.000 são católicos. Além disso conta com 194 sacerdotes, 528 religiosos e 84 diáconos permanentes. Nessa Arquidiocese tem lugar uma das maiores procissões do mundo católico: O Círio de Nazaré, que chega a reunir mais de milhões de fiéis durante as suas celebrações.