O Bispo Caldeu (católico) de Aleppo (Síria), Dom Antoine Audo, explicou que o Natal será celebrado sob o ruído dos bombardeiros da ofensiva militar por parte dos rebeldes e que ocasionou a morte de centenas de pessoas.

"Às vezes ouvimos de longe o barulho de bombardeios do Exército, mas sobre os efeitos dessa ofensiva não temos informações confiáveis. As quedas de energia impedem de se conectar à internet ou?assistir televisão. E, obviamente , não há os jornais", assinalou o Bispo.

Dom Audo indicou que apesar da situação existem "iniciativas concretas que também são um sinal forte da vontade de não desistir, de continuar a ter esperança mesmo na situação absurda em que nos encontramos" conforme informou a agência vaticana Fides.

Como parte disto, começou na semana passada um curso de Bíblia onde participaram mais de 50 jovens, "parece uma contradição incrível, mas procuramos incentivar em todos os sentidos o nosso povo cristão a viver" estas iniciativas.

"Acabei de terminar uma reunião de coordenação com os cirurgiões que permaneceram e se movem por toda a cidade para?ajudar as pessoas?que precisam de procedimentos cirúrgicos", assinalou o Prelado Caldeu.

Ao finalizar disse que no Natal "não faremos a vigília à noite por razões de segurança. A celebração litúrgica terá lugar no período da tarde".