“Ensina teu Povo a Rezar”, será o tema do Círio de Nazaré 2014
O Círio 2013 apenas teve fim e o tema para a seguinte edição das festividades do Círio de Nazaré, uma das maiores procissões do mundo será “Ensina teu Povo a Rezar”, inspirado em uma canção do sacerdote e compositor, Pe. Zezinho, SCJ.

A Arquidiocese de Belém se prepara para viver datas significativas nos próximos anos. Em 2016, a Arquidiocese comemorará os quatrocentos anos do início da evangelização da Amazônia e de fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará (hoje conhecida como Belém do Pará), os cento e dez anos da elevação a Arquidiocese, pela Bula “Sempiternam humani generis“, do Papa São Pio X e será a sede entre os dias 15 a 21 de agosto de 2016 do XVII Congresso Eucarístico Nacional.

Como riqueza da Igreja do Brasil, em Belém se encontra a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que reúne romeiros paraenses, e católicos do Brasil inteiro no Círio de Nazaré, uma grande procissão seguida por festejos e outras mostras de devoção à padroeira da Arquidiocese, Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com Dom Taveira, “o tema foi escolhido para que mais pessoas possam aprender a rezar com Maria”.

Na ocasião, 29 casais foram nomeados para compor a Diretoria da Festa de Nazaré, responsável pela organização do Círio 2014. A proposta é expandir os projetos de evangelização no período que antecede a maior celebração mariana do Brasil. O evento reúne todos os anos mais de 2 milhões de peregrinos.

“Vamos começar nossa preparação para o ano que vem. Então, que Nossa Senhora nos mostre a maneira de rezar. Nossa meta principal é a evangelização, em todos os segmentos”, disse Dom Alberto Taveira em declarações reunidas pelo site da CNBB, Conferência Nacional dos bispos do Brasil.

Outros temas motivarão as próximas peregrinações do Círio de Nazaré, alguns dos quais estã presentes na exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco: “Maria, Mãe e Mestra da Oração”; “Rezar com a Virgem Maria”; “A Oração do Senhor, resumo de todo o Evangelho”; “Pai Nosso que estais nos céus”; “As sete petições: santificado seja o vosso Reino”; e “As sete petições: venha a nós o vosso Reino”.

Segundo o texto do site oficial do Círio (www.ciriodenazare.com.br), o Círio de Nazaré 2014 quer ser um passo novo na Evangelização, tendo como centro de todas as suas atividades a vida de oração, a partir do encontro com Cristo, conduzido pelas mãos de Nossa Senhora.

Para maiores informações, confira a nota oficial do lançamento do novo tema:
http://www.ciriodenazare.com.br/arquidioce-de-belem-lanca-tema-do-cirio-de-nazare-2014/