Durante a homilia de sua missa diária, celebrada na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco exortou os fiéis a que especialmente no Natal nossas almas estejam abertas para receber a Senhor.

Ante a proximidade do Natal, o Santo Padre destacou que a Igreja, assim como a Virgem Maria, está em uma espera de parto.

Maria, indicou, sentia “percepções interiores em seu corpo, e em sua alma” de que o filho estava chegando. Maria, disse o Papa, sente no coração o desejo da humanidade de olhar o rosto do Deus menino.

Nós como Igreja, acrescentou, “acompanhamos a Virgem neste caminho de espera” e de certa forma “queremos apressar este nascimento" de Jesus.

O Papa assinalou que o Senhor vem duas vezes, "naquela que comemoramos agora, o seu nascimento físico” e aquela em que “virá ao final para fechar a história”. Mas, como afirma São Bernardo, há também um terceiro nascimento.

“Há uma terceira vinda do Senhor: aquela de cada dia. O Senhor visita sua Igreja cada dia! Visita cada um de nós e também nossa alma entra nesta semelhança: nossa alma se assemelha à Igreja, nossa alma assemelha a Maria. Os padres do deserto dizem que Maria, a Igreja e nossa alma são femininas e aquilo que se diz de uma, analogamente se pode dizer da outra. Nossa alma também está em espera, nesta espera pela vinda do Senhor; uma alma aberta que chama: 'Vem, Senhor!'”. “O Espírito Santo nos move a fazer esta oração: Vem! Vem!”.

Durante os dias de Advento, indicou o Papa, “dizemos no prefácio (da oração eucarística) que nós, a Igreja, como Maria, estamos vigilantes na espera”. E a vigilância, assinalou, “é a virtude” do peregrino. Todos nós “somos peregrinos!”.

“E me pergunto: estamos em espera ou estamos fechados? Estamos vigilantes ou seguros em um albergue, ao longo do caminho e já não queremos ir adiante? Somos peregrinos ou somos errantes? Por isso a Igreja nos convida a rezar este 'Vem!', a abrir nossa alma e que nossa alma seja, nestes dias, vigilante na espera. Vigiar! Que coisa acontece conosco se o Senhor vier ou não? Se houver lugar para o Senhor o lugar é para festas, para comprar coisas, fazer barulho… Acaso nossa alma está aberta, como está aberta a Santa Mãe Igreja e como esteve aberta a Virgem? Ou nossa alma está fechada e pusemos um letreirinho na porta, muito educado, que diz: ‘favor não incomodar!?'”.

Francisco advertiu que “o mundo não termina conosco, nós não somos os mais importantes no mundo: o mais importante é o Senhor, com a Virgem e com a Mãe Igreja!”. “Far-nos-á bem repetir” a invocação: “Oh sabedoria, Oh chave de David, Oh Rei dos povos, Vem!”.

“E hoje repetir tantas vezes 'Vem!', e tentar que nossa alma não seja uma alma que diga: favor não incomodar'. Não! Que seja uma alma aberta, que seja uma alma grande, para receber nestes dias o Senhor e que comece a sentir aquilo que amanhã nos dirá a Igreja na antífona: ‘Saibam que hoje vem o Senhor! E amanhã verão sua gloria!’”.