Com motivo do oitavo centenário da morte do Fundador da Ordem da Santíssima Trindade, São João de Matha, e os quatrocentos anos da morte de São João Batista da Conceição, reformador da mesma Ordem, o Papa Francisco enviou uma carta ao Ministro Geral, Padre José Narlaly.

Desta forma, o Santo Padre se une a eles em sua ação de graças a Deus e lhes faz chegar "esta simples mensagem de ânimo e proximidade espiritual, com o desejo de que lhes sirva de estímulo e companhia para avançar com entusiasmo e decisão pelo caminho espiritual que eles traçaram para a glória daquele que é três vezes Santo e para o bem dos que passam por diferentes provações".

O Papa recordou a vida exemplar dos Santos que, ao receber o chamado de Deus, deixaram tudo pelos mais necessitados. "Todos estamos chamados a experimentar a alegria que brota do encontro com Jesus, para vencer nosso egoísmo, para sair de nossa própria comodidade e atrever-nos a chegar a todas as periferias que necessitam a luz do Evangelho".

"Os Trinitários têm claro, e todos nós temos que aprender com eles –continua o Papa-, que na Igreja toda responsabilidade ou autoridade deve ser vivida como serviço".

"Daí que nossa ação tem que estar despojada de qualquer desejo de lucro ou promoção pessoal e tem que buscar sempre colocar em comum todos os talentos recebidos de Deus, para dirigi-los, como bons administradores, ao fim para o qual nos foram concedidos; isto é, para aliviar os mais desfavorecidos. Esse é o interesse de Cristo, e por isso as casas de sua Família têm as ‘portas sempre abertas" para a acolhida fraterna’.

O Papa anima em sua carta a "não deixar nunca de imitar a Cristo e, com a força de seu Espírito, entreguem-se com humildade a servir ao pobre e ao cativo. Hoje há muitos".

"Não procurem, portanto, para suas obras e iniciativas apostólicas outro fundamento que não seja ‘a raiz da caridade’ e ‘o interesse de Cristo’, que meu predecessor, Inocêncio III, considerou como os traços essenciais deste novo modo de vida que aprovava com sua autoridade apostólica".