"Vocês gostariam de vir à festa de aniversário do Papa Francisco?" Os três homens tiveram que esfregar os olhos para entender se ainda dormiam. Duvidaram se tinham compreendido bem a pergunta em meio dos papelões que costumam usar para abrigar-se e diante da possibilidade de festejar os 77 anos do Santo Padre… com ele.

Assim começa a breve crônica do jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, que conta como o Arcebispo polonês Konrad Krajewski, Esmoler do Papa, convidou um eslovaco, um polonês e um tcheco indigentes –este último acompanhado do seu inseparável cão– para participar das celebrações do aniversário do primeiro Pontífice latino-americano e jesuíta da história.

"A nenhum dos três lhes parecia verdade. Encheram a bagageira do carro do esmoler com as suas pobres coisas, subiram e ajeitaram o cãozinho no meio deles, e partiram em direção da Casa de Santa Marta", onde reside o Papa.

Os três foram apresentados ao Santo Padre ao final da Missa.

Em um gesto de carinho para com o Papa os três lhe apresentaram um presente: "um raminho de girassóis, porque estas flores, como explicou D. Krajewski, se voltam sempre para o sol, como a Igreja olha sempre para o seu ‘sol’, Cristo".

O Papa os convidou logo a tomar o café da manhã. A alegria de um deles era tanta por poder compartilhar este intenso momento com o Santo Padre que chegou a exclamar algo que poderia quase cair no absurdo: "Vale a pena ser pobre porque podemos ser recebidos pelo Papa!".