Fiéis católicos peruanos encheram a Catedral de Lima esta sexta-feira de noite para participar da Missa  presidida pelo Arcebispo de Lima e Primado do Peru, o Cardeal Juan Luis Cipriani para pedir pelo Papa João Paulo II.

À Santa Missa, que foi concelebrada pelo Núncio Apostólico, Monsenhor Rino Passigato; o Presidente da Conferência Episcopal, Monsenhor Hugo Garaycoa; os Bispos Auxiliares de Lima, Bispos e sacerdotes do país, assistiram o Presidente da República, Alejandro Toledo; o Presidente do Congresso, Ántero Flores e o Premier Carlos Ferrero; entre outros líderes políticos.

“Hoje a gratidão nos compromete com João Paulo II, por sua fidelidade à Igreja  e seu amor à humanidade”, disse o Cardeal em meio de um ambiente de profundo recolhimento e oração.

“São horas –adicionou- em que o mundo inteiro contempla com verdadeiro valor, assombro e gratidão, esses momentos difíceis na saúde do Papa, porque o Santo Padre tem feito da dignidade da pessoa humana, elevada a sua condição de filho, uma força no mundo de hoje”.

Diante da comovida concorrência, o Cardeal pediu ter a serenidade da fé nestes momentos de dor, quando “se está apagando a luz de um filho de Deus que iluminou ao mundo inteiro nestes 26 anos”.

Frente ao altar, onde se colocou um quadro do Santo Padre sorrindoo diante da Virgem Maria, o Cardeal Juan Luis Cipriani destacou que não só a Igreja Católica segue com verdadeira dor sua enfermidade. “O mundo inteiro lhe tem aberto as portas a um homem que defendeu a liberdade, a solidariedade, a paz; lutou por um mundo mais humano, e pela grandeza da dignidade humana”.

O Cardeal disse logo comovido: “Quanto vamos sentir a ausência do Papa quando Deus queira levar-lhe à vida eterna!”.

A gratidão nos compromete com o Papa João Paulo II. Santo Padre: Obrigado!. Dizemo-lhe isso todos do fundo de nosso coração”, disse, emocionado.

Ao contemplar a quantidade de fiéis assistentes à Missa adicionou: “Agradeço que estejamos unidos neste momento em que a humanidade pulsa com o coração do Papa, quando lhe damos graças a Deus pelo presente desse filho fiel. Obrigado Santo Padre por sua fidelidade à Igreja e por seu amor à humanidade!”.

Antes de concluir a celebração, o presidente da Conferência Episcopal, Monsenhor Hugo Garaycoa, também recordou a identificação do Santo Padre com o Peru, e o exemplo que deixa ao mundo.