O Senador Polonês, Wojciech Skurkiewicza, assinalou em uma entrevista radial que "2014 será especial para todos nós. Entre os santos será canonizado nosso compatriota" o Papa Wojtyla, é por isso que um grupo de legisladores propôs que esse ano seja declarado como o "Ano de João Paulo II".

Skurkiewicza disse que "este é o momento perfeito para recordar os ensinamentos papais" e enfatizou que "em preparação para este acontecimento se deve aprofundar no estudo do Papa polonês".

As declarações do Senador foram difundidas pela Agência Católica Polonesa KAI e é uma mostra que não são apenas os fiéis católicos que têm iniciativas para celebrar a próxima canonização do Beato João Paulo, mas também as autoridades civis que para conseguir este objetivo, pediram uma reforma na norma que estabelece que para solicitar este tipo de propostas se deve fazer antes de 31 de outubro do ano anterior.

Os legisladores argumentaram em seu pedido de mudança de reforma que a canonização é um fato especial, e a proposta foi apresentada oficialmente ao Presidente do Senado, Bogdan Borusewicz, para seu trâmite legal no organismo.

O Papa viajante será canonizado pelo Papa Francisco em 27 de abril do próximo ano que é o segundo Domingo de Páscoa, dia dedicado à Divina Misericórdia, esse dia também se reconhece a santidade do Beato Papa João XXIII.

Na Polônia não é a primeira vez que se dá uma mostra de veneração ao Beato João Paulo II, em uma recente manifestação nacional, foi estabelecido o dia 13 de outubro como o "Dia do Papa", que foi celebrado com conferências, missas, encontros de oração, concertos entre outras atividades, que também aconteceram em paróquias de outros países da Europa e nos Estados Unidos.