O Papa Francisco abençoou a bengala de uma pequena menina cega de 9 anos e escutou com emoção uns versos que outra mulher, também cega, escreveu para ele em Braile. O encontro aconteceu durante a Audiência Geral desta quarta-feira quando Francisco recebeu uma delegação de 130 pessoas da Fundação e Organização Nacional de Cegos Espanhóis (ONCE).

Ao terminar sua catequese, o Santo Padre aproximou-se dos representantes da ONCE da Espanha e de outras partes do mundo, muitos deles acompanhados pelos seus cães guias, que viajaram a Roma para vê-lo e receber sua bênção pelos 75 anos da fundação.

O Pontífice cumprimentou e abençoou pessoalmente a cada um do grupo, animando-os a continuarem com seu trabalho. Ao aproximar-se de uma pequena menina italiana de nove anos, de nome Luzia García Sánchez, que estava junto com os seus pais adotivos que também são cegos, ela lhe disse: "quero dar para você a minha bengala que são os meus olhos".

O Santo Padre ao escutar as palavras da menina lhe respondeu: "eu é que vou te dar um presente", e abençoou a bengala branca "para que te guie e acompanhe em direção à luz". A menina pediu-lhe permissão para dar-lhe um beijo e Francisco aceitou, segundo informou ONCE em seu site.

Logo depois, a menina declarou para o site espanhol lasprovincias.es que o encontro "foi muito emocionante" e disse que o Papa "é uma pessoa muito simpática e boa" com quem dialogou por cinco minutos, emocionando os seus pais que não puderam controlar suas lágrimas.

A mãe de Luzia, Conchín Sánchez, assinalou que "foi precioso, ainda estou tremendo. Nunca vou esquecer isso".

Também o pai de Luzia, Luis García, assinalou que "para católicos como nós é uma ilusão muito grande poder ver o Papa. Nestes momentos, sentimos uma alegria imensa".

Por outro lado o Papa Francisco ficou muito emocionado quando Soledad, outra mulher cega residente de Madri, leu para ele uns versos que ela mesma escreveu em braile.

O Papa recebeu do Presidente da ONCE, Miguel Carballeda, um Evangelho em braile, tinta e imagens, que pode ser compartilhado por pessoas cegas e não cegas.