Na data 12/12/12, o Papa Bento XVI deixou um marco na história da Igreja ao ingressar no mundo das redes sociais. O agora Bispo Emérito de Roma escolheu o Twitter como a primeira plataforma oficial para difundir mensagens a crentes e não crentes. Seu sucessor tomou a iniciativa e o perfil já supera os 10 milhões de seguidores em todo mundo.

A conta que Bento XVI inaugurou na festa da Virgem do Guadalupe de 2012 (ver o detalhe na vestimenta da mulher atrás do Pontífice), converteu-se agora em uma fonte cotidiana de mensagens que alentam espiritualmente milhões de pessoas em todo mundo, com pouco mais de 200 tweets e quatro milhões de re-tweets (RTs).

A Santa Sé decidiu comemorar a data publicando os 38 tuits de Bento XVI através da internet: http://www.news.va/es/twitter_archive

O primeiro tweet de Bento XVI se converteu no quinto mais retuitado da história desta rede social, com 80 mil RTs dos usuários.

"Queridos amigos, me uno a vós com alegria por meio do Twitter. Obrigado pela sua resposta generosa. A todos abençoo de coração", escreveu o hoje Bispo Emérito de Roma.

Em seu quinto tweet, Bento XVI respondeu à pergunta "Como viver a fé em Jesus Cristo em um mundo sem esperança?", assinalando que isto é possível "com a certeza de que, quem crê, nunca está sozinho. Deus é a rocha segura sobre a que construir a vida, e seu amor é sempre fiel".
Neste então, Bento XVI já superava os 1,4 milhões de seguidores no Twitter.

Em seu último tweet como Pontífice, no dia 28 de fevereiro deste ano Bento XVI publicou: "Obrigado por seu amor e proximidade. Que todos experimentem sempre a alegria de ter Cristo como o centro de sua vida".

Esse dia, às 20h (hora de Roma), o Vaticano suspendeu temporalmente as contas do Twitter do Papa, que aconteceram titular-se, como correspondia ao período, "Sede Vacante".

Em 17 de março, o Papa Francisco, em seu primeiro tuit atrás de sua eleição em 13 de março de 2013, escreveu: "Queridos amigos, agradeço-lhes de coração e vos rogo que sigam rezando por mim. Papa Francisco".

Francisco usou as redes sociais para difundir a devoção pela Virgem Maria, com mensagens como que "Maria é a mulher do 'sim'. Que Maria, nos ajude a conhecer cada vez melhor a voz de Jesus, e a segui-la".

O chamado à paz também foi uma constante na participação do Santo Padre nas redes sociais, que clamou "Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra!".

O Papa explicou ainda o caminho da vida cristã, assinalando que "os Santos não são super-homens. São pessoas que têm o Amor de Deus em seu coração e comunicam esta alegria a outros".

A popularidade do Santo Padre levou a que supere os 10 milhões de seguidores no último 27 de outubro. Isto não o liberou de más interpretações dos meios de imprensa seculares, que chegaram a difundir a errônea notícia de que Francisco perdoaria pecados através do Twitter por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013.

No início de outubro, o Blogfest 2013, que reuniu a destacados peritos em redes sociais na Europa, nomeou o Papa Francisco como a Personalidade do Ano, devido à "proximidade, frequência e determinação" das palavras que escreve em seu perfil no Twitter.

Já em meados de 2013, um estudo espanhol revelou que, apesar de ter superado em número de seguidores líderes mundiais como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o Papa Francisco seria o líder mais influente no Twitter.

Neste 13 de dezembro, dia 44º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Papa, o Pontífice publicou em seu perfil, também disponível em português onde conta com mais de 900 mil seguidores: “Não tenhas medo de abeirar-te da Confissão: neste sacramento, encontras Jesus que te perdoa”.