Hoje, 12 de dezembro, fiéis no mundo inteiro festejam a memória de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira do Continente Americano e das Filipinas, e por ocasião desta festa, o Papa Francisco assinalou que a aparição da Mãe de Deus na tilma (manto) do índio San Juan Diego é "o abraço de Maria a todos os habitantes das vastas terras americanas".

Esta festa tão especial para os fiéis católicos é uma das mais conhecidas no mundo, inclusive, muitos devotos da Virgem carinhosamente chamada de Morenita de Tepeyac viajam de diferentes países ao México em um ato de amor, fé, esperança e agradecimento.

Nesta data, o Pontífice anima os fiéis a "ter os braços abertos como a Virgem Maria, com amor e com ternura", e a seguir o exemplo de Jesus.

Para festejar este dia, calcula-se que seis milhões de peregrinos visitarão a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe na cidade do México.

Os Bispos do México, através de uma carta assinada pelo Bispo Auxiliar de Puebla e Secretário Geral da Conferência do Episcopado Mexicano, Dom Eugenio Lira Rugarcía, recordaram aos fiéis as palavras que a Virgem de Tepeyac disse a San Juan Diego: "não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado... Não estou eu aqui, a seu lado?" (…), palavras que também o Papa Francisco nos convida a ter sempre presentes.

Também pediram aos fiéis que, diante das dificuldades, sejamos como San Juan Diego que "escutemos à Guadalupana que pede não nos dar por vencidos quando as coisas não saem bem no matrimônio, na família, na escola, no trabalho e na sociedade! É necessário perseverar e seguir adiante!".