O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, destacou que embora o Papa Francisco não procura a fama nem o êxito, resulta positivo que a imprensa internacional reconheça quem transmite valores e fala sempre a favor da paz e da justiça.

Assim disse o porta-voz após tomar conhecimento que a revista Time escolheu o Papa Francisco como "Personalidade do ano" 2013, afirmando que o Pontífice se converteu "na nova voz da consciência".

A editora da revista, Nancy Gibbs, explica em um vídeo que desde sua chegada ao Vaticano, o Papa Francisco mudou "o tom, a percepção e o enfoque de uma das instituições maiores do mundo".

Sobre esta designação, o Padre Lombardi afirma que "a decisão não surpreende, tendo em conta a ressonância e a grande atenção despertadas pela eleição do Papa Francisco e pelo princípio do novo pontificado".

"É um sinal positivo que um dos reconhecimentos mais prestigiosos no âmbito da imprensa internacional seja atribuído a quem anuncia ao mundo valores espirituais, religiosos e morais e fala resolutamente a favor da paz e de uma maior justiça".

O Padre Lombardi comenta deste modo que "no que diz respeito ao Papa, ele não procura nem fama nem êxito, porque cumpre com seu serviço anunciando o Evangelho do amor de Deus por todos. Se isto atrai os homens e as mulheres e lhes dá esperança, o Papa está contente".

"Se esta eleição como ‘Homem do ano’ significa que muitos entenderam –pelo menos implicitamente– esta mensagem (a do Evangelho), certamente, o Papa se alegra", conclui.