Diversos meios de comunicação italianos anunciaram que uma canção escrita pelo Papa Francisco e interpretada por um artista toscano participaria do próximo Festival da Canção de San Remo, Itália, um dos mais importantes eventos musicais do país há décadas.

Embora o Vaticano não tenha confirmado este anúncio, a imprensa local assegura que pela primeira vez em um festival de música contemporânea concursará uma canção escrita por um Pontífice.

O jornal Il Tirreno deu a notícia citando fontes próximas ao festival, que se celebrará de 18 a 22 de fevereiro no Teatro Ariston de San Remo.

O texto escrito pelo Santo Padre seria a surpresa do festival. O mecanismo da competição se divide entre grandes artistas e artistas desconhecidos. O que define quem será o ganhador é a média de votos enviados pelo público e pelo jurado.

"Fala-se de um texto profundo, mas simples, rico em significados não apenas religiosos, pensamentos que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, seja jovem ou adulto. A canção escrita por Jorge Mario Bergoglio estaria composta de muitos pontos de reflexão, convites a amar de maneira mais pura, e a combater qualquer tipo de ódio ou violência", adicionou em outra nota o jornal Reggionline.

"Uma oração moderna em sua essência, com espírito universal, leigo, que pode encher cada momento da vida de qualquer homem", indicou este meio.

Até o momento, do intérprete da canção só se conhece que nasceu na Toscana e que participou de edições anteriores do festival.