Grupos indígenas, fiéis leigos e padres da Arquidiocese do México celebraram hoje São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o indígena vidente da Virgem de Guadalupe. além das celebrações na "Vila", como se conhece complexo do Santuário da Virgem ´Morenita del Tepeyac´ na capital mexicana, os fiéis puderam obter neste dia a indulgência plenária.

Conforme assinala o Serviço de informação da Arquidiocese do México, para honrar São Juan Diego foi preparada uma magna celebração na Antiga Capela de Índios –localizada na Vila de Guadalupe– onde se encontra a gruta em que o santo viveu seus últimos anos e foi sepultado.

A Missa solene em honra a São Juan Diego, o vidente da Virgem de Guadalupe, foi celebrada pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera e concelebrada pelos auxiliares e sacerdotes da Arquidiocese de Cidade do México.

Como já é tradição, houve grande presença de indígenas de diferentes parte do país, que deram um toque especial à celebração usando instrumentos típicos para louvar Deus e venerar a memória do índio Juan Diego, canonizado por João Paulo II em 2002.

Para obter a graça da indulgência plenária os fiéis devem cumprir as normas que pede a Igreja: excluir todo apego ao pecado, ter-se confessado, comungar e rezar pelas intenções do Papa.