Os Bispos Maronitas do Líbano emitiram um comunicado no qual assinalam que algumas nações se comportam com esse país do Oriente Médio "como se não fosse um Estado soberano", e denuncia os atos de "pirataria" contra a soberania do Estado por parte de Israel.

O comunicado foi emitido após o término da assembleia mensal dos bispos na sede do Patriarcado Católico Maronita, Bkerkè, que foi presidida pelo Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Bechara Boutros Rai.

Os Prelados indicaram que os poderes regionais e as políticas internacionais pretendem exercer contra este país "um direito de tutela" colocando o Líbano como se fosse um "refém", informou a Agência Fides.

Por outro lado, também denunciaram a "pirataria" que consideram que Israel realiza contra o Líbano através de suas "redes de espionagem e violação do espaço aéreo", e assinalam também o eixo entre o Irã e o partido dos xiitas libaneses, Hezbollah.

Os Bispos expressaram que no Líbano "cada comunidade se organiza na construção de um próprio 'mini-Estado’, com o apoio de aliados de fora do país", e também exortaram a classe política libanesa acusada de "servilismo", corrupção e clientelismo.